HQ – Chibata

HQs
Em 19 de março de 2012
Durante o cafezinho do(a)

A Revolta da Chibata foi um movimento de Marinheiros brasileiros, que entre os dias 22 e 27 de novembro de 1910 mobilizou 2400 homens contra os castigos impostos aos marujos e as condições precárias as quais eram submetidos a bordo dos navios da Marinha Brasileira.

O movimento estava marcado para 10 dias após a posse do recém-eleito presidente Hermes da Fonseca, que ocorreria no dia 15 de novembro de 1910, porém o castigo imposto ao marinheiro Marcelino Rodrigues Menezes, que ao invés de ser submetido a 25 chibatadas, que era o “normal”, teve como castigo, por ter levado cachaça a bordo, 250 chibatadas, a pena foi considerada desumana causando uma revolta maior ainda entre os marinheiros, que decidiram iniciar a mobilização na noite do dia 22 de novembro de 2010.

Foi então que os marinheiros do Encouraçado Minas Gerais liderados por João Cândido Felisberto, renderam os oficiais à bordo e deram início a Revolta da Chibata, que contou ainda com outras embarcações como os Encouraçados São Paulo e Bahia.

Encouraçado Minas Gerais

Essa importante parte da história recente do Brasil é contada de forma magistral por Hemeterio (arte) e Olinto Gadelha (roteiro) na HQ, Chibata! João Cândido e a Revolta que Abalou o Brasil, que está em sua segunda edição, lançada pela Editora Conrad.

A HQ conta através de relatos de João Cândido, já idoso e trancado num hospício, os momentos decisivos para a revolta, como a trama foi construída, seus personagens, histórias e reinvidicações.

 

 

Chibata é um exemplo de quadrinho nacional de alta qualidade, o roteiro de Olinto Gadelha é ótimo, misturando elementos reais e imaginários, forma uma trama que prende o leitor. A arte de Hemeterio é simples e direta, o que torna a história ainda melhor.

Nos últimos anos tivemos vários títulos brasileiros de qualidade, pela arte e roteiro, se você gosta de bons desenhos e uma ótima história, não irá se arrepender de adquirir Chibata. Altamente recomendada.

 

 

Tags: , ,

3 respostas para “HQ – Chibata”

  1. ferdssp disse:

    Genial, vou procurar nas bancas, adorei o traço!!!

  2. Sevelim disse:

    Todos os revolucione1rios e abnslciooiitas merecem nossa revereancia, mas preciso registrar que o samba em queste3o foi composto em homenagem ao gafacho, teu xare1, Joe3o Ce2ndido, ledder da Revolta da Chibata, imortalizado como o Almirante Negro.

  3. Wedding gowns disse:

    It truly is incomprehensible to me now, however in general, the effectiveness and meaning is overwhelming. Thank you and good luck¡­