A Trilogia Nikopol

HQs
Em 24 de setembro de 2012
Durante o cafezinho do(a)

Enki Bilal, é o nome desse Iugoslavo que recentemente me surpreendeu positivamente com a sua mais famosa obra, até então não havia lido por completo a A Trilogia Nikopol, o que pude fazer recentemente, graças ao excelente trabalho da Editora Nemo, que lançou no Brasil em uma edição luxuosa os três livros juntos, A Feira dos Imortais (1980), A Mulher Armadilha (1986) e Frio Equador (1992).

a trilogia nikopol

A história se passa no ano de 2023, numa Paris totalmente devastada pelo facismo e seus líderes, onde pessoas convivem normalmente com seres extraterrestres, deuses egípcios com cabeça de animais, pessoas coloridas, as mulheres são tidas meramente como objetos de reprodução e as doenças se alastram.

Logo nas primeiras páginas de A Feira dos Imortais a arte de Bilal impressiona ao mostrar uma pirâmide voadora parada sobre Paris e dentro dela alguns deuses egípcios como Anúbis, Bastet, Thoth, Khépri e Bes jogam Monopoly. A pirâmide está parada sobre a cidade pois precisam de combustível para continuar, e assim negociam com o governo parisiense o fornecimento do que precisam para seguir viagem.

 

A história é cheia de reviravoltas e conspirações políticas, onde Hórus, o deus egípcio revoltado, usa o astronauta Alcide Nikopol, que estava congelado no espaço durante anos, para tomar o poder e destituir os atuais governantes.

enki bilal

No segundo livro temos a presença impecável da jornalista Jill Bioskop, A Mulher Armadilha, que possui todos seus pêlos na cor azul e mesmo assim consegue ser estranhamente atraente. Viciada em drogas que apagam sua memória, Jill aborda temas como corrupção, a situação dos imigrantes na Europa e toda o burburinho político europeu.

a trilogia nikopol

 

Em Frio Equador Enki Bilal finaliza a história de uma forma que causa muita estranheza e também fascínio, temos um mundo muito parecido com o atual, nesse momento da história estamos em 2034, com mudanças climáticas assustadoras e muita corrupção. O enredo se passa em Equador City, cidade localizada no centro-leste africano, na linha do Equador e dominada pela organização corrupta chamda KKDZO.

O próprio Enki Bilal dirigiu uma adaptação para o cinema de sua obra, o filme foi lançado em 2004 e chama-se Immortel, ainda não assisti, mas está na lista e talvez role um review. http://en.wikipedia.org/wiki/Immortal_(2004_film)

immortel

Em a Trilogia Nikopol, Bilal conseguiu fazer uma obra atemporal, cheia de referências e críticas que caem como uma luva na nossa sociedade, recomendo muito que leiam, se não conhecem o trabalho do autor, procurem também outras obras como Animal’z.

Gostaria de fazer uma menção ao excelente trabalho da Editora Nemo, a edição da Trilogia Nikopol é impecável, capa dura, num tamanho digamos assim ‘gigante’ que realça o trabalho de Bilal com suas formas e cores com papel de excelente qualidade, enfim um álbum indispensável na sua coleção.

 

Tags: , ,

Os comentários estão fechados.